top of page

POR ONDE PASSAMOS

Os negros e indígenas que passaram pela região de Jundiaí deixaram sua marca em vários locais da cidade, muitos deles nem imaginamos que carregue uma história de muita resistência e cultura. aqui vamos conhecer um pouco sobre esses locais e saber sua participação na história da cidade e da comunidade negra.

CLUBE SOCIAL 28 DE SETEMBRO:  Este local, é um dos espaços mais antigos e importantes da região de Jundiaí e do estado de São Paulo. Neste ano de 2023 o clube completou 128 anos e cumpriu durante boa parte de sua existência a função de abrigo e refúgio para a comunidade negra da cidade de Jundiaí. 

ESPAÇO EXPRESSA:  O espaço expressa hoje é um dos locais históricos de Jundiaí, contendo um museu e um espaço de cultura que carrega contigo a história de muitos negro responsáveis pela manutenção de trens e construção da ferrovia que foi muito importante para o crescimento da cidade. Atualmente o museu ferroviário tem um espaço que conta parte dessa história e mostra muito dos instrumentos utilizados na época. Além disso o espaço se tornou o centro da cultura da cidade e o início de um dos projetos voltados para a cultura negra.

ROTA AFRO:  Com início em 2022 a rota tem como objetivo contar a trajetória dos negros e indígenas em Jundiaí. Iniciada no espaço expressa ela conta com encenações e uma visita a locais específicos e importantes para essa comunidade. 

JARDIM AFRO: A visita a este jardim mostra as plantas tradicionais africanas, trazidas e utilizadas pelos negros, muitas delas não era do nosso conhecimento serem de origem africana, isso inclui um instrumento feito de uma árvore africana encontrada nesse Jardim. 

IGREJA DO POVO: Após a abolição da escravidão a comunidade negra que se converteu e até aquela que não tinham se convertido se encontravam na capela de São Benedito e na igreja de Santa Maria do Rosario esses dois locais passaram por um momento em que se achou que acabariam com a comunidade negra mas isso apenas uniu esses dois locais em um do lado do clube que também era importante para o povo.

Nossa Equipe

IMG_20231012_141506_edited.jpg

Mayara Martins

Fundadora e criadora do projeto Vozes Negras, para saber mais clique na foto.

Esse projeto tem como colaboradores Felipe Schadt, Anne Medina, coordenação de Leni Calderaro Pontinha com apoio do Centro Universitário Unifaccamp de Campo Limpo Paulista.

bottom of page