top of page

CLUBE SOCIAL 28 DE SETEMBRO

ANOS DOURADOS-BAILE DE ANIVERSÁRIO CLUBE
ANOS DOURADOS- MULHERES NA ESCADARIA
ANOS DOURADOS - COMEMORAÇÃO DIA DOS NAMORADOS

Sendo o clube de negros mais antigo do estado de São Paulo, o Clube social 28 de setembro, existe desde 1895 e possui sua sede desde 1940. 

O nome veio da data da antiga lei para os negros (adultos e crianças) que existia antes da abolição da escravidão. Com o intuito de unir e lutar contra o racismo. O local com o passar dos anos se tornou um patrimônio imaterial da cidade.

Dando destaque para o samba - rock, capoeira e a cultura afro-brasileira. 

O clube foi construído por homens negros que trabalhavam na ferrovia da cidade e viam a desigualdade social e preconceito aumentarem e se espalharem dentro da cidade. Se sentido excluídos em seu próprio lá e procurando por um local onde poderiam ser acolhidos, eles decidiram erguer o que se tornaria o mais importante local da cidade para o povo negro. 

28 de setembro deixou de ser uma data e se tornou um local e depois deixou de ser um local e se tornou uma comunidade, que apoiava e cudiava dos seus. Muitas cartas de alforria, cartas da liberdade para o povo escravo, foram compradas pela comunidade do clube 28. 

Além disso a educação básica era uma das atividades oferecidas nos locais, com exclusão até na educação muitos não sabiam ler e escrever e ali foram aprendendo. 

A função social do clube não era apenas de ajudar os recems livres, ou ensinar a ler e a escrever mas realmente unir todos os que se sentiam excluidos da sociedade, incluindo pessoas brancas perifericas. Muitos amores nasceram ali e muitas famílias até hoje se mantém cuidando do que um dia foi só um terreno. 

Hoje, no século XVII, ano de 2023 o clube ainda se mantém ali, firme, suas atividades continuam e os bailes tradicionais também, a representatividade do prédio é forte mas pouco conhecida pela geração atual, o que o colocou na rota do projeto público cultural que conta a história dos negros. 

Ficou curioso e quer saber onde encontrar esse local histórico? É só clicar no ícone abaixo 

Nossa Equipe

IMG_20231012_141506_edited.jpg

Mayara Martins

Fundadora e criadora do projeto Vozes Negras, para saber mais clique na foto.

Esse projeto tem como colaboradores Felipe Schadt, Anne Medina, coordenação de Leni Calderaro Pontinha com apoio do Centro Universitário Unifaccamp de Campo Limpo Paulista.

bottom of page