VOZES
NEGRAS
Aprendendo sobre o passado para entender o presente e ressignificar o futuro!
ESPAÇO EXPRESSA
![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
![]() |
O espaço expressa, já foi conhecido como complexo Fepasa por estar próximo ao bairro do Fepasa em Jundiaí, já foi uma parada obrigatória para todos os trens com defeito que passavam pela ferrovia e hoje é um centro histórico, cultural, educacional e cívico.
Ganhou seu nome atual no ano de 2022, mas sua história começou em 1890 quando a Companhia Paulista de Estradas de Ferro trouxe toda sua estrutura férrea para a cidade, afim de aumentar seu espaço e evitar que a empresa fechasse por conta da febre amarela que estava em alta na cidade de Campinas onde a empresa iniciou seu trabalho.
O terreno expressa tem 111 mil metros quadrados, e desses, 46 mil são de área construída, compondo 34 prédios. Os anos se passaram e por volta de 1990 a empresa Fepasa faliu e a prefeitura em 2001 se apropriou do espaço e finalmente em 2017 a UGC (Unidade de gestão da cultura) ficou responsável pelo local e no ano de 2022 as mudanças começaram a ficar mais significativas e o espaço se tornou cultural, além de um patrimônio material da cidade e tombado em nível nacional.
A relação com o povo negro da cidade veio com a construção do local, toda mão de obra desde os primeiros tijolos até a manutenção das maquinas, venda de bilhetes e mais funções do local, foram feitas pelos negros da cidade. A mão de obra escrava estava proibida pela empresa que contratada para construção então foi contratada outra que terceirizou o trabalho e conseguiu manter a escravidão acontecendo dentro do espaço por muito tempo. Foi nesse momento que o movimento clube 28 tomou forma.
O Complexo Fepasa, como muitos ainda chamam faz parte da trajetória negra da cidade, pouco se é falado e mostrado no museu que conta a história do local, por esta razão a quantidade de pessoas que sabem como aquele lugar saiu da planta é pouca resultando em mais um tipo de apagamento da cultura negra da cidade.
Atualmente o espaço conta com, a faculdade Fatec, um estacionamento revitalizado, o Poupatempo do município, o museu ferroviário e o espaço expressa que contém toda a gestão cultural da cidade. Agora o expressa também promove feiras, festa, eventos educacionais, shows, rotas históricas turísticas e etc.
Ficou curioso e quer saber onde encontrar esse local histórico? É só clicar no ícone abaixo