top of page

ROTA AFRO

O projeto criado pela área de cultura da prefeitura de Jundiaí vem com o intuito de contar a história da cultura negra de Jundiaí. É um projeto educativo que está vinculada aos Departamentos de Cultura e de Patrimônio Histórico, que fica disponível tanto para a comunidade, quanto para os alunos da rede municipal. Iniciou como um projeto-piloto de Educação Patrimonial, em 2022, durante a programação do “Novembro Negro”.

Essa aula e momento de contar história é feita como uma visita monitorada, em grupo, indo em varios pontos marcantes da presença da população negra no Município, já citadas aqui no site, acompanhado de equipe mediadora e trajeto com ônibus. Durante a mediação, o grupo é recebido em cada um dos pontos por elenco próprio da Rota, que realiza as intervenções artísticas referentes ao tema do espaço visitado.  A visita completa é dividida em dois momentos. No primeiro deles, a Rota percorre o Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), o Espaço África do Jardim Botânico e o Clube 28 de Setembro. Já após a pausa para almoço, as visitas seguem por pontos da área central do Município.

Segundo a prefeitura além de agendas abertas à comunidade em geral, conta com uma série de atividades formativas, por segmentos, como forma de gerar multiplicadores do tema. Entre os principais envolvidos desde o lançamento estão os servidores da Cultura, artistas e integrantes dos Conselhos Municipais vinculados à Unidade; os educadores e alunos da Emeb Professor Carlos Foot Guimarães (Jardim Santa Gertrudes), da escola estadual Cecília Rolemberg Porto Guelli (Vila Rio Branco), do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) e da Fatec Jundiaí; além do Comitê das Crianças.

O passeio é 100% gratuito e o interessado pode entrar no site oficial da prefeitura de Jundiaí, procurar a aba de cultura e agendar no dia que preferir, são feitos em média 2 passeios por mes.

ROTA - AFRO
Bilhete de trem
Jundiaí no seu inicio
Atores da rota
Igreja de Jundiaí

Ficou curioso e quer saber onde encontrar esse local histórico? É só clicar no ícone abaixo 

Nossa Equipe

IMG_20231012_141506_edited.jpg

Mayara Martins

Fundadora e criadora do projeto Vozes Negras, para saber mais clique na foto.

Esse projeto tem como colaboradores Felipe Schadt, Anne Medina, coordenação de Leni Calderaro Pontinha com apoio do Centro Universitário Unifaccamp de Campo Limpo Paulista.

bottom of page