VOZES
NEGRAS
Aprendendo sobre o passado para entender o presente e ressignificar o futuro!
IGREJA DO POVO
O povo negro foi retirado de sua terra, povo, cultura e religião. Sendo privados de suas ancestralidades as pessoas negras se viram com a necessidade de se prender em algo.
A capoeira, a comida como a feijoada e o estilo de cabelo trançado, hoje são o que lembramos como cultura desse povo, mas que foram maneiras de sobrevivência que acabaram se tornando parte dessa cultura que conhecemos hoje. Com a religião foi a mesma coisa, o povo pobre e escravizado viu acolhimento dentro da igreja católica, mais especificamente em dois santos, Nossa senhora do Rosário e São Benedito.
Na época em que os negros começaram a frequentar a igreja era conhecida como Igreja Nossa Senhora dos pretos, sua história milagrosa se assemelha com a de Nossa senhora Aparecida, onde a imagem da mesma é encontrada em um rio, a diferença é que a elite da época gostou de Nossa Senhora do Rosário e a colocou em sua igreja, porém a imagem sempre desaparecia e reaparecia próximo dos pretos. Isso fez com que aquela imagem se tornasse a santa dos negros e pobres junto com São Benedito.
Em Jundiaí existiram dois locais onde esse povo se reunia, a igreja de Nossa Senhora do Rosário e a capela de São Benedito, ambas foram demolidas em 1922, naquela época a desculpa foi que a cidade estava crescendo e por isso elas deveriam ser demolidas, contudo é muito fácil acreditar vendo o histórico de ruina cultural do povo negro, que esse feito foi mais uma vez uma maneira de impedir que a cultura deles crescesse e eles começassem a se tornar parte daquela sociedade.
Onde hoje se encontra o Gabinete de Leitura e a Rua do Rosário, antes era o ponto a pequena igreja ficava. Eles reconstruíram ao lado do clube 28, denominada como igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, uma das mais bonitas igrejas da cidades que hoje pouco se é frequentada por negros mas que na época de sua reconstrução acolheu e reuniu esse povo.
Abaixo é possível ver um pouco de como a igreja é por dentro:
![]() | ![]() |
---|
Ficou curioso e quer saber onde encontrar esse local histórico? É só clicar no ícone abaixo