VOZES
NEGRAS
Aprendendo sobre o passado para entender o presente e ressignificar o futuro!
ROTA AFRO
O projeto criado pela área de cultura da prefeitura de Jundiaí vem com o intuito de contar a história da cultura negra de Jundiaí. É um projeto educativo que está vinculada aos Departamentos de Cultura e de Patrimônio Histórico, que fica disponível tanto para a comunidade, quanto para os alunos da rede municipal. Iniciou como um projeto-piloto de Educação Patrimonial, em 2022, durante a programação do “Novembro Negro”.
Essa aula e momento de contar história é feita como uma visita monitorada, em grupo, indo em varios pontos marcantes da presença da população negra no Município, já citadas aqui no site, acompanhado de equipe mediadora e trajeto com ônibus. Durante a mediação, o grupo é recebido em cada um dos pontos por elenco próprio da Rota, que realiza as intervenções artísticas referentes ao tema do espaço visitado. A visita completa é dividida em dois momentos. No primeiro deles, a Rota percorre o Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), o Espaço África do Jardim Botânico e o Clube 28 de Setembro. Já após a pausa para almoço, as visitas seguem por pontos da área central do Município.
Segundo a prefeitura além de agendas abertas à comunidade em geral, conta com uma série de atividades formativas, por segmentos, como forma de gerar multiplicadores do tema. Entre os principais envolvidos desde o lançamento estão os servidores da Cultura, artistas e integrantes dos Conselhos Municipais vinculados à Unidade; os educadores e alunos da Emeb Professor Carlos Foot Guimarães (Jardim Santa Gertrudes), da escola estadual Cecília Rolemberg Porto Guelli (Vila Rio Branco), do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) e da Fatec Jundiaí; além do Comitê das Crianças.
O passeio é 100% gratuito e o interessado pode entrar no site oficial da prefeitura de Jundiaí, procurar a aba de cultura e agendar no dia que preferir, são feitos em média 2 passeios por mes.
![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
![]() |
Ficou curioso e quer saber onde encontrar esse local histórico? É só clicar no ícone abaixo